automação comercialEm um mundo cada vez mais competitivo, a automação comercial é um investimento fundamental para elevar os índices de produtividade e rentabilidade da sua empresa. Nesse artigo, vamos ver como a adoção de um sistema de automação comercial pode fazer com que seu negócio consiga aliar alta produção à qualidade e segurança em seus processos.

Na gestão de um negócio, há uma série de desafios: processo de compra e venda, fornecimento e estoque, gestão de relacionamento com o cliente, tributação, fluxo de caixa, dentre outros. Tradicionalmente, principalmente no caso de  microempresas, todas essas atividades são feitas de forma manual, muitas vezes acumuladas na mão de um gestor só, que fica sobrecarregado.

Quem ainda opera sua empresa em modo manual larga em desvantagem. Com a sobrecarga de atividades, as chances de erro humano nos lançamentos aumenta – o que traz consequência para toda a cadeia de processos da empresa. Além disso, o tempo que é perdido – sim, perdido! – em lançamentos manuais poderia ser investido em ações que dependem de atividades humanas, geralmente ligadas ao planejamento estratégico. Enquanto se ocupa com questões operacionais, o gestor acaba deixando o crescimento da empresa estagnado.

A automação comercial já começa no ponto de venda. Enquanto seu cliente finaliza suas compras, um sistema é capaz de registrar diversas informações simultâneas, como a saída do produto, baixa no estoque, entrada no caixa. No fim do dia, no momento de fazer o fechamento de caixa, todas as informações necessárias estarão prontas. O tempo que se gastaria com isso pode ser investido, por exemplo, na melhora do atendimento e da experiência do cliente no momento da venda.

Essa é a grande vantagem da automação comercial: automatizar aquilo que, dentro do contexto do seu negócio, pode ser automatizado, para poder investir em outros campos. Nas micro e pequenas empresas, várias questões acabam sendo negligenciadas pela sobrecarga com o operacional, como os já citados planejamento, atendimento ao cliente, além do treinamento de seus colaboradores, visual de loja, sustentabilidade, dentre outros.

Além de automatizar, um bom sistema de automação comercial é capaz de gerar relatórios preciosos com toda a informação que ele registra. Saber aproveitar as informações geradas pelo sistema é uma vantagem competitiva, pois transforma as operações de sua empresa em combustível para tomadas de decisão conscientes.

Com as informações do ponto de venda, de entrada de saída de mercadorias, é possível identificar erros e até mesmo fraudes. Com base nos relatórios de estoque e venda, o gestor consegue enxergar melhor as despesas de seu negócio e pode implementar ações para reduzi-las, baixando os custos. As notas fiscais são emitidas e armazenadas automaticamente, diminuindo a possibilidade de erro humano, o que contribui para a saúde fiscal do seu negócio.

Caso todas essas vantagens, que não são exaustivas, tenham te interessado, considere conhecer o SG Master Sistema de Automação Comercial. o SG Master é um software voltado exatamente para facilitar o dia a dia de micro e pequenas empresas, com funções para automatizar os principais processos desse tipo de negócio de maneira prática e amigável. É uma excelente opção para cuidar do operacional de sua empresa com segurança, enquanto você volta sua atenção para o que realmente necessita dela.